Acervo
fluxograma ahr menor.png














O Acervo do Arquivo Histórico Regional está subdividido em seções, de acordo com a proveniência dos conjuntos documentais. Você poderá pesquisá-los on-line nos catálogos relacionados abaixo - CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR:

Arquivos de Comunicação Social - Conjuntos de periódicos editados pela imprensa, por empresas e associações: jornais, revistas, informativos, almanaques. São também as publicações não periódicas editadas sob a responsabilidade de órgãos da imprensa: coletâneas de literatura, manuais de redação, obras impressas em fascículos. São, ainda, as publicações não periódicas editadas pela imprensa, por empresas e associações com o objetivo de informar sobre atualidades e de noticiar eventos: álbuns comemorativos, álbuns de sociedade, guias turísticos.

Arquivos Públicos Conjuntos de documentos produzidos por órgãos governamentais no exercício de suas atividades. São discursos, portarias, acórdãos, livros de protocolo, correspondências. No Arquivo Histórico Regional (AHR), você pode encontrar documentos produzidos pelos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – nos três níveis de sua atuação – federal, estadual e municipal. No nível estadual e municipal, o AHR concentra seu acervo exclusivamente na documentação produzida pelos governos do Rio Grande do Sul e de Passo Fundo.

  • Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha - São partes dos conjuntos de documentos produzidos no município de Lagoa Vermelha – RS por órgãos governamentais (executivo, legislativo e judiciário) no exercício de suas atividades, no período entre o final do século XIX e a década de 1960. São exemplos os discursos, os editais, as portarias, os requerimentos da Prefeitura Municipal; o notariado do Juizado do Termo de Lagoa Vermelha ou as correspondências da Delegacia de polícia.
  • Justiça do Trabalho de Passo Fundo - RS - 4ª Região - São processos da Justiça do Trabalho da cidade de Passo Fundo com datas entre os anos de 1983 e 2009. Até o ano de 1991 funcionava apenas a Primeira Vara e em 1992 foi instalada a Segunda.
  • Comarca de Soledade (somente consulta local) - São processos da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, das Comarcas de Passo Fundo e Soledade, em fase de organização. A primeira tem documentos desde os anos de 1930, mas é a partir da década de 1940 que está a maioria das peças, chegando até o ano de 1998. Na Comarca de Soledade a documentação compreende o período entre os anos de 1860 e 1980. São processos cíveis e criminais nas Varas de Órfãos e Ausentes, Primeira e Segunda, no caso de Soledade e da Primeira a Quintas Varas na Comarca de Passo Fundo.Disponibilizamos até o momento um catálogo provisório da Vara de Órfãos e Ausentes e da Primeira Vara de Soledade.
  • Secretaria das Obras Públicas do Rio Grande do Sul - Esse é o catálogo auxiliar que contem Mapas de lotes rurais da Divisão de Terras Públicas do Rio Grande do Sul, de sua sede no norte do estado.
      1. Mapas - Secretaria das Obras Públicas do Rio Grande do Sul

Arquivos Pessoais

  • Alfredo Custódio Esse acervo contém material de publicidade, fotografias, letras de músicas ou mesmo rascunhos de jornais e revistas. Documentos que demonstram extratos da vida pública do maestro Alfredo Custódio entre as décadas de 1940 e 1960.
  • Zeferino Demétrio Costi & Cia. Ltda. - Documentação referente à empresa Z. D. Costi & Cia. Ltda. contendo documentos como mapas, correspondências, diplomas, plantas e projetos com datas que vão do final da década de 1940 até a década de 1980.
  • Nicolau Araújo Vergueiro - Acervo predominantemente bibliográfico organizado por temas como historia, política, literatura, biografias e psicologia. São relevantes os exemplares de revistas do início do século XX  e sua documentação pessoal com memórias e fotografias.

Arquivos Sociais Documentos produzidos por entidades coletivas de funções representativas, benemerentes ou educacionais. É a documentação pertencente a sindicatos, a universidades, a sociedades, a fundações. No AHR, você pode encontrar documentos produzidos por entidades com sede em Passo Fundo, tais como a Fundação Universidade de Passo Fundo, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Passo Fundo, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Passo Fundo.

  • Fundação Universidade de Passo Fundo - A trajetória da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) tem sua origem em 28 de junho de 1967, fruto da fusão da Sociedade Pró-Universidade e do Consórcio Universitário Católico. Com caráter comunitário e regional, a Fupf foi declarada de utilidade pública municipal pelo Decreto nº 7/67, estadual pelo Decreto nº 18.679/67 e federal pelo Decreto nº 62.575/68, sendo autorizada a funcionar pelo Decreto nº 62.835/68. A Fundação Universidade de Passo Fundo é mantenedora da Universidade de Passo Fundo, do Centro de Ensino Médio Integrado e do Centro de Línguas da FUPF, também denominado UPF Idiomas. 
      1. Partituras - partituras provenientes da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC)
  • Instituto Histórico de Passo Fundo - Acervo digitalizado. Os originais foram restituídos ao IHPF - R. Teixeira Soares, 1268 - Centro ou acessando pelo Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.

Biblioteca Auxiliar - Consiste em uma relação da bibliografia auxiliar disponível para pesquisa. Sua catalogação está em fase final, sendo posteriormente disponibilizada para consulta virtual.